Total de visualizações de página
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
O BRASILEIRÃO E AS ARBITRAGENS
Pela primeira vez no campeonato brasileiro por pontos corridos, chegamos a reta final sem que se possa afirmar, com certeza, quem é o mais forte canditado ao título. Isto porque, este ano estamos tendo um campeonato pra lá de equilibrado. Equipes se revezando na liderança, outras que mostraram irregularidade no início, agora brigam pelo título ou, pelo menos, por vaga na Libertadores e temos, ainda, a emocionante luta contra a DEGOLA, onde até o consagrado Cruzeiro luta, desesperadamente, para se manter na elite do nosso futebol. Enfim, todos os ingredientes no ponto para que os torcedores pudessem "saborear" um grande evento até a sua última rodada. Entretanto, um ponto importantíssimo vem se destacando de forma não tão positiva: AS ARBITRAGENS. É claro que não podemos generalizar, nem julgar o todo por uma parte, mas estão acontecendo erros primários, que mostram, em muitas vezes, o puro e simples desconhecimento da regra. Temos que entender que a arbitragem brasileira passa por um momento de renovação e como todo processo deste porte, pode levar um tempo até que se atinja o ponto ideal. Porém, determinados erros de interpretação estão interferindo diretamente nos resultados dos jogos e isto pode comprometer todo o andamento de uma competição e passar uma imagem de descrédito perante à opinião pública e, ainda, "QUEIMAR" ( como se diz na lingüagem do futebol ) o próprio árbitro. Todo o processo de renovação deve ser feito com muito cuidado e critério. Vale à pena se espelhar no modelo de renovação adotado pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro. Parece que os árbitros são escolhido para os jogos baseados em vários critérios ( não só os técnicos ), mas também físicos, psicológicos, etc.. E tal modelo tem dado certo. Tanto que o campeonato carioca não tem enfrentado grandes problemas de arbitragem. Digo GRANDES PROBLEMAS, por que as reclamações sempre irão existir, porém devem ser minimizadas por um trabalho que passe, acima de tudo, credibilidade, por parte de quem o realiza. E no momento não é isto, exatamente, que acontece com os árbitros ( não todos ) que atuam no "BRASILEIRÃO". Renovar é preciso. mas cuidado e critério são essenciais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário